Sobre a Obra

Este livro visa oferecer fácil suporte teórico-prático para a elaboração de projetos de pesquisa, sendo direcionado para estudantes, docentes e profissionais com distintos níveis de informação, experiências e graus acadêmicos.   

Para tanto, propõe-se como eixo condutor um paralelo entre “Gastronomia” e “Ciência”. Enquanto o “chef de cozinha” se ocupa do estudo das “bases teóricas da gastronomia”, das “entradas”, dos “ingredientes”, das “receitas”, dos “pratos principais”, das “sugestões” e dos “acompanhamentos”, o(a) leitor(a) – nesse livro  denominado(a) de “chef científico(a)” – necessita conhecer a atividade científica, organizar sua vida acadêmica e pessoal, compreender os elementos do projeto de pesquisa, desenvolver esses elementos, seguir normatizações e apresentar adequadamente o seu projeto de pesquisa.

Para tornar a proposta o mais “saborosa” possível, ela está organizada em cinco partes, que fazem alusão a termos usados em Gastronomia: I) “Entrada”; II) “Pitadas de teoria”; III) “Sugestões”; IV) “Receitas”; e, V) “Acompanhamentos”. Em cada parte, são disponibilizados materiais e ferramentas de suporte, desde conceitos basilares até o momento de efetivamente “botar a mão na massa”. Embora concatenados, os capítulos podem ser consultados de forma independente, conforme as necessidades do(a) leitor(a).

A analogia da elaboração de um “projeto de pesquisa” com a preparação de um “prato principal” representa o esforço didático para facilitar o entendimento do seu conteúdo, através de uma proposta inovadora e de fácil aplicação.

O texto possui linguagem clara, objetiva e de fácil entendimento. Além disso, em cada parte do livro, são disponibilizados exemplos, ilustrações e modelos que facilitam a operacionalização daquilo que está sendo proposto. Dessa forma, busca-se oferecer um material simples, atrativo, autoinstrutivo e, ao mesmo tempo, um suporte seguro para quem tem o desafio de elaborar e/ou orientar projetos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento.

Para fazer o download dos acompanhamentos do livro em formato editável, basta acessar o seguinte link: https://drive.google.com/drive/folders/10OBLqsabZWDPz6pqJRRF8kSlstVZ2va_?usp=sharing

Mês de publicação: agosto 2022

Organizadores: Deison Alencar Lucietto; Marcos Antônio Albuquerque de Senna e Ândrea Cardoso de Souza
ISBN: 978-85-54329-85-3
DOI: 10.18310/9788554329853

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *