Sobre a Obra

O sexto volume da Série Pensamento Negro Descolonial, “Insurgências poéticas-políticas: epistemologias e metodologias negras, descoloniais e antirracistas”, é resultado da poética-política de pessoas pretas, pesquisadoras, estudantes, militantes, artivistas e poetas da palavra recitada, cantada, dançada, desenhada, cujas produções estão encharcadas pela poesia da existencialidade amefricana.

Convidamos você a navegar por itinerários e imaginários que gingam atrevidas pelas encruzilhadas da produção de conhecimento, operando – na partilha de palavras pronunciadas, desenhadas e inundadas de significados –, a enunciação de epistemologias destemidas que gestam metodologias para fazer Arte-Ciência. Desejamos que este volume da Série encontre você, leitora ou leitor, desde as memórias que escapam e remontam narrativas por onde é possível experimentar a si, desde a diferença e a poesia.

Venha mergulhar por produções que enunciam que nunca estivemos passivas/os e imperceptíveis nos lugares anunciados pela branquitude como não sendo nossos. Venha sentir produções encarnadas nas poéticas viscerais do corpo memória, corpo documento de Beatriz Nascimento, que narram nossos registros vivos de resistência ao sequestro transatlântico, fluindo nossos sentidos e existencialidades. Afinal, carregamos e desenrolamos em nós a meada da memória que tece os espaços onde habita a performance da oralitura de Leda Martins, constituída do arranjo entre a oralidade transmitida por saberes ancestrais do pensamento africano e afrodiaspórico e a litura da escrita do corpo que tentaram apagar.

Mês e ano de publicação: dezembro de 2023

Organizadores: Míriam Cristiane Alves, Cecília Maria Izidoro-Pinto e Ademiel de Sant’Anna Junior
ISBN: 978-65-5462-083-3
DOI: 10.18310/9786554620833

Compartilhe:


PDF

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *